sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Proteja-se do Sol

A fotoproteção é importante para a prevenção de várias alterações da pele relacionadas à exposição solar como por exemplo: envelhecimento precoce, manchas claras ou escuras, lesões pré-cancerosas e câncer da pele. O câncer da pele é o mais comum de todos os cânceres e o aumento da sua incidência se deve, em parte, a maior exposição solar, seja em atividades laborativas ou de laser. Não é raro vermos pessoas expostas ao sol por acharem que a pele bronzeada denota beleza e saúde, mas, na realidade, o escurecimento da pele (bronzeado) é uma defesa contra os efeitos da radiação solar. Quando o “bronzeado” acontece, também já ocorreu dano permanente a pele o que, cumulativamente, poderá se manifestar como rugas, manchas e câncer da pele.
Dentro do espectro de radiações solares que chegam a terra, temos a radiação ultravioleta B (UVB), aproximadamente 10% da radiação UV que chega a superfície da terra, responsável pelas queimaduras solares e pela maioria das alterações que originam o câncer da pele. A UVB é mais intensa entre 10 e 16 horas, sendo aconselhável evitar exposição solar durante este período. A radiação ultravioleta A (UVA), em torno de 90% da radiação UV, penetra profundamente na pele e é a principal responsável pelo fotoenvelhecimento e também predispõe ao surgimento de câncer da pele. A intensidade da UVA tende a se manter constante durante todo o dia e não varia com a estação do ano.

Portanto, é de grande importância a utilização de filtro solar diariamente. Os filtros solares podem ser químicos (contêm substâncias que absorvem a luz solar) e/ou físicos (contêm substâncias que refletem e dispersam a radiação ultravioleta). O fotoprotetor ideal deve ter FPS de no mínimo 30 (este número se refere à proteção aos raios UVB) e ter também proteção UVA, sendo assim considerado de amplo espectro. Os fotoprotetores devem ser aplicados 20 a 30 minutos antes da exposição solar e reaplicados a cada 2 horas de exposição contínua ou após transpiração excessiva e mergulhos prolongados. Não economize na quantidade a ser aplicada. Uma camada muito fina de filtro solar não protege a pele adequadamente. Aproveite a cidade do sol mantendo sua pele saudável!

Maria do Carmo Palmeira Queiroz e Juliana Andrade Rabelo
Dermatologistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário